Archive for junho, 2009

Os Amigos da Beleza

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Vitamina A
Fontes: Fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados desnatados
Ação: Antioxidante, restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de abcessos, furúnculos, acne e queda de cabelos.

Betacaroteno (precursor da Vitamina A)
Fontes: Abóbora, agrião, batata-doce, brócolis, cenoura, couve, damasco, espinafre, mamão, melão, pêssego, tomate.
Ação: Funções idênticas às da Vitamina A.

Vitamina C
Fontes: Abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina, tomate
Ação: Protege a pele da ação dos raios ultravioleta. Preserva a estrutura dos fibroblastos (fibras da musculatura) e colágeno.

Vitamina E
Fontes: Abacate, amêndoa, avelã, azeite de oliva, castanha do pará, cereais integrais, gérmen de trigo, pães integrais, repolho.
Ação: Antioxidante, protege a ação da Vitamina C

Magnésio
Fontes: Nozes, leguminosas, milho, cenoura e alimentos do mar
Ação: Melhora a troca entre as células, atua na formação de tecidos, participa da contração e relaxamento muscular

Selênio
Fontes: Grãos integrais, peixes, castanha do pará
Ação: Antioxidante, protege as células dos radicais livres, auxilia na firmeza dos tecidos.

Zinco
Fontes: Algas, ostras, leite e iogurte, carnes, grãos
Ação: Aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico

Licopeno
Fontes: Tomate, molho de tomate, suco de tomate, morango, goiaba, melancia
Ação: Antioxidante, atua na cicatrização de microcortes, previne câncer de próstata.

Omega 3
Fontes: Salmão, bacalhau, sardinha, atum, semente de linhaça
Ação: Melhora as reações inflamatórias e protege os vasos sanguíneos

Polifenóis
Fontes: Sementes de uva, ameixa, suco de uva
Ação: Combate os radicais livres, auxilia no tratamento da celulite e protege os vasos sanguíneo.

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A Importância de Consultar uma Nutricionista

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Nos dias atuais, o paradigma da beleza é retratado pelos corpos com musculaturas definidas e baixo percentual de gordura. A estética corporal tem servido para beneficiar a manutenção da saúde e a qualidade de vida de quem pratica atividade física aliada à práticas alimentares corretas. A busca por um corpo mais bonito propicia às pessoas um estilo de vida mais saudável, com a mudança de hábitos de vida e de alimentação.

Embora haja uma grande preocupação em busca da nutrição ideal, a falta de conhecimento, os hábitos alimentares inadequados, e a interferência da mídia, leva muitas vezes as pessoas à adotarem um comportamento alimentar nem sempre capaz de atingir o objetivo esperado.

Por que consultar uma Nutricionista?

Nossa alimentação é influenciada por diversos fatores como hábitos familiares, rotinas de trabalho, estilos de vida, horários disponíveis, aspectos emocionais. Na elaboração de um plano alimentar, deve-se levar em consideração todos estes aspectos e o nutricionista é o profissional que sabe, através disto, aplicar uma conduta adequada .

Deve procurar um nutricionista a pessoa que deseja:
– Reeducar sua alimentação;
– Emagrecimento e/ou manutenção do peso;
– Corrigir hábitos inadequados;
– Modificar composição corporal;
– Auxiliar no tratamento e prevenção de doenças;
– Atenção à mulher em todas as fases da vida;

Conheça um pouco mais sobre sua alimentação e garanta uma melhor qualidade de vida!

Equipe Personal Qualitee Consultoria Nutricional

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A Fome da Ansiedade

ansiedadeDicas de alimentos para driblar a ansiedade:
– Incluir no cardápio castanha-do-pará, nozes, amêndoas ou sementes de girassol, ricas em selênio, mineral importante para o organismo, e que combate a ansiedade. Consuma-as antes das principais refeições e a sensação de saciedade fará com que você coma menos.
– Ter à vista na geladeira frutas (maçã, pêra, melão, ameixa) e legumes picados (cenoura, salsão, folhas de alface). Na hora da fome recorra a eles. São muito eficazes para saciar a fome descontrolada.
– Consumir alimentos ricos em fibras. As fibras e vitaminas do complexo B e E são encontradas, na aveia, castanhas e cereais integrais. Tais substâncias e nutrientes desempenham um papel vital no organismo. Eles combatem a ansiedade e a depressão.
– A alface é ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em folato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço.
– Os nutrientes dos ovos, que garantem o bom humor, são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), o ácido fólico e a acetilcolina. A carência deles pode causar ansiedade, sim!
– Beba dois litros de água por dia, além de chás de camomila e erva cidreira. São calmantes naturais e poderão acalmar a fome provocada pela ansiedade. Quando não souber definir se está com fome ou não, tome água. Muitas vezes a sensação de estômago vazio é sede.

Equipe Personal Qualitee

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