Archive for julho, 2009

Entendendo e utilizando a Pirâmide Alimentar

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Muito difundida na mídia, e utilizada por nós nutricionistas na reeducação de hábitos alimentares, a Pirâmide Alimentar tem como função orientar a população no consumo variado de alimentos, incluindo frutas, verduras e legumes, e em uma diminuição na ingestão de gorduras saturadas, principalmente, colesterol, açúcares, sal e bebidas alcoólicas.
Porém, não há uma recomendação exata da necessidade de cada indivíduo para isso consultar um nutricionista é essencial, pois ele é o profissional que prescreverá um plano alimentar individualizado.
Para utilizá-la é necessário entender os grupos alimentares e seus componentes, bem como o quanto consumir de cada um.
Grupos Alimentares:

Pães, cereais, tubérculos e raízes: são os alimentos que, basicamente, nos fornecem energia para as atividades que desenvolvemos ao longo do dia. O ideal é consumir de 5 a 9 porções – cada porção fornece em torno de 150 kcal.

Hortaliças, frutas e leguminosas: esses alimentos são muito importantes principalmente por fornecerem fibras, que são vitais ao bom funcionamento do intestino. Além disso, são fontes de vitaminas e minerais. O ideal é consumir de 4 a 5 porções – cada porção fornece em torno de 15 kcal.

Carnes, ovos, peixes, frangos: é através deles que suprimos nossas necessidades de proteínas, tão importantes para reconstrução e manutenção muscular. O ideal é consumir de 1 a 2 porções – cada porção fornece em torno de 190 kcal.

Leites e derivados: também nos fornecem proteínas, muito importantes na alimentação feminina por serem fonte de cálcio, que é um mineral primordial para combater a osteoporose. No caso de pessoas que tenham intolerância à lactose, a melhor opção é substituir por alimentos à base de soja. O ideal é consumir em torno de 3 porções – cada porção fornece em torno de 120 kcal.

Açúcares: estão lá no topo da pirâmide, justamente porque o seu consumo deve ser eventual. Em pequenas quantidades fornecem muitas calorias, e na maioria das vezes são desprovidos de vitaminas e sais minerais. O ideal é consumir no máximo 2 porções ao dia – cada porção fornece em torno de 110 kcal.

Óleos e gorduras: também se encontram no topo da pirâmide, são altamente calóricos e, assim como os açúcares, seu consumo deve ser moderado. O ideal é consumir no máximo 2 porções ao dia – cada porção fornece em torno de 73 kcal.

Praticar exercícios físicos é tão importante quanto manter hábitos alimentares bons – não esqueça!

Um grande Abraço

Equipe Personal Qualitee

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